Abordagem Metodológica da Ginástica de Academia 2ª Edição

Código: NKJCZKRRM
12x de R$ 3,01
R$ 30,00
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 30,00 sem juros
    • 2x de R$ 15,67
    • 3x de R$ 10,60
    • 4x de R$ 8,06
    • 5x de R$ 6,54
    • 6x de R$ 5,53
    • 7x de R$ 4,81
    • 8x de R$ 4,27
    • 9x de R$ 3,85
    • 10x de R$ 3,51
    • 11x de R$ 3,24
    • 12x de R$ 3,01
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

APRESENTAÇÃO

                   Neste livro o prof. Dr. João Moura divide seus conhecimentos com a profª Ms. Ana Hopf. Os dois autores apresentam de forma textual e gráfica toda a experiência de mais de 10 anos ministrando aulas de ginástica em acade

               Aspectos como musicalidade (analisando importância e elementos constituintes e elaboração da coreografia pautada na música) são abordados com o retrato da vivência dos autores na área.mias do Rio Grande do Sul.

                A constituição e elaboração de passos coreográficos são interpretados e sugeridos. O ensino dos passos coreográficos com o uso do tempo e contratempo musical são apresentados, assim como a inclusão de giros e movimentos

dos membros superiores além de expressividade do movimento e posicionamento do professor durante a aula .

                Fatores que elevam a motivação a prática da ginástica de academia como uso adequado da música, tom de voz e palavras de motivação são apresentados. Aspectos didáticos como antecipação dos passos coreográficos e orientações verbais das aulas também compõem o conteúdo desta obra.

            O desenho coreográfico e o ensino da coreografia são apresentados segundo modelo dos autores. Questões didáticas de ensino como instruções, organização e feedback são abordados no sentido de desenvolver processos que possam melhorar o aspecto ensino da coreografia de aula.

                Controle da carga de esforço, e as variáveis de manipulação da carga, são discutidas no ponto de vista metodológico e fisiológico em sessões de ginástica localizada, ginásticas aeróbicas, step training e hidroginástica. Altura do step, bpm das músicas, séries e repetições, passos de alto e baixo impacto, sequência dos grupos musculares, resistência da água, etc. são algumas das variáveis que manipulam a carga de esforço físico nas formas de ginástica discutidas nesta obra.

                Um capitulo inteiro foi direcionada a analisar os trabalhos de pesquisa que apresentam aspectos referente a saúde dos profissionais de ginástica. Sendo este um capítulo crítico quanto ao exagerado uso do corpo por alguns profissionais e sua “vida útil” como profissional de ginástica.

                Com todos estes tópicos relacionados a ginástica de academia esta obra torna-se imprescindível ao Educador Físico que atua em ginásticas de academia e procura desenvolver processos próprios de forma autônoma de desenvolvimento de coreografias.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

            As preocupações com a saúde das pessoas que habitam nosso planeta não são recentes. Entretanto, relativamente recente é a utilização da atividade física e do exercício físico como uma estratégia para manutenção ou promoção da saúde. Neste sentido, nos últimos anos, o profissional de Educação Física cresceu em importância como um dos agentes de saúde, sendo um elemento disseminante de idéias que promovem a manutenção da saúde via prática controlada, organizada e planejada de esforços físicos, as quais, promoverão adaptações positivas na saúde das pessoas, especialmente, com relação às doenças crônicas degenerativas.

            A academia de ginástica é hoje o local que presta este serviço, compromissando-se com a saúde e bem estar da população através de seus profissionais, tornando os exercícios mais seguros, eficientes e agradáveis de serem realizados. Portanto, o profissional que milita nesta área deve conhecer muito bem seu “material de trabalho”, ou seja, o exercício físico. Todas as nuances que envolvem a prática do exercício físico devem ser de domínio do profissional que tem como responsabilidade orientar diversos grupos populacionais nestas práticas.

          A rápida e crescente proliferação do fitness no Brasil através de um dos setores da indústria esportiva que são as academias de ginástica, faz-nos refletir sobre a qualificação dos profissionais que desempenham suas atividades na modalidade de ginástica, bem como dos cursos superiores que tem por objetivo capacitar o profissional de ginástica a orientar e acompanhar, com domínio e segurança, os seus praticantes. Desta forma, esta obra busca, de forma simples e direta, demonstrar as “nuances” que envolvem a ginástica de academia contribuindo na prática profissional dos indivíduos que trabalham com esta modalidade de exercício físico. Desta maneira, aspectos metodológicos de sessões de ginástica serão abordados juntamente com os seus elementos estruturais, tais como: musicalidade, passos coreográficos, aspectos sobre o ensino de passos coreográficos e coreografias, formas de intervenções do profissional de ginástica na sessão de trabalho, e ainda, aspectos sobre o controle metodológico da carga fisiológica de treinamento.

            A configuração sobre aspectos metodológicos da sessão de ginástica, sob o qual o conteúdo desta obra foi construída, partiu de material descrito em outras obras literárias, artigos de pesquisa e na experiência de quase dez anos dos autores ministrando sessões de ginástica em diversas academias, bem como disciplinas a esta temática relacionada nas universidades em que foram e são docentes. Portanto, também a experiência dos autores envolvida na solução de “problemas” metodológicos de ginástica de academia compõe esta documentação fornecendo-lhe uma peculiaridade de formas de condução das sessões de ginástica específicas com o “carimbo” dos autores.

               Assim, o material exposto nesta obra tem o caráter técnico-científico-didático e tem por objetivo capacitar os profissionais que atuam com as modalidades de ginástica de academia a qualificarem ainda mais o seu trabalho, envolvendo, assim, a ginástica de academia como um instrumento adequado à manutenção e a promoção da saúde através do exercício físico. Espera-se que a leitura seja agradável e de fácil acesso e que possa contribuir com o domínio dos conteúdos da Educação Física.

 

CAPÍTULOS

Capítulo introdutório_ 9

Capitulo I - Musicalidade 14

     1.1. Importância da música na sessão de ginástica_ 15

     1.2. Elementos constituintes da música de ginástica_ 15

     1.3. Elaboração da coreografia pautada nos elementos constituintes da música_ 19

Capítulo II - Passos coreográficos 22

      2.1. Considerações gerais 23

      2.2. Alguns passos das danças aeróbicas 24

Capítulo III - Ensino dos passos coreográficos 31

      3.1. Utilização de tempo e/ou contratempo musical para ensino do passo coreográfico_ 32

      3.2. A inclusão dos giros nos passos coreográficos 33

      3.3. A inclusão dos movimentos de membros superiores nos passos coreográficos 33

      3.4. A expressividade do movimento_ 34

      3.5. Posicionamento do profissional de ginástica na sala em relação aos praticantes 35

      3.6. A motivação na prática de uma sessão de ginástica_ 37

      3.7. Movimentos estilizados 37

         3.6.2. Utilização do tom de voz 38

         3.6.3. Palavras e frases de motivação_ 39

     3.7. Antecipação dos passos coreográficos 39

     3.8. Utilização ou não do espelho para o ensino dos passos 40

Capítulo IV – A coreografia e o seu ensino_ 42

     4.1. O desenho coreográfico_ 43

      4.2. O ensino da coreografia_ 47

          4.2.1. Somatório simples dos passos coreográficos 48

          4.2.2. Somatório por blocos dos passos coreográficos 50

          4.2.3. Primeiro só um lado depois para o outro_ 51

          4.2.4. Utilização de contagem regressiva_ 52

          4.2.5. Antecipação dos passos coreográficos 52

          4.2.6. Fixar o ponto de início da coreografia_ 53

          4.2.7. Introdução de passos “dançados” 54

     4.3. O show_ 55

Capítulo V – As intervenções do profissional na sessão de ginástica_ 57

     Instrução_ 58

     Gestuais 58

     -Aprovativo Simples 58

      5.1. Instrução_ 59

           5.1.1. Instruções verbais 59

           5.1.2. Instruções gestuais 60

     5.2. Organização_ 61

     5.3. Feedback_ 61

     5.4. Observação_ 63

     5.5 Afetividade 63

Capítulo VI – Guia metodológico para a sessão de ginástica com diversos níveis de familiarização com a modalidade 64

    6.1. processos didáticos metodológicos importantes de serem realizados com praticante iniciante  66

    6.2. Diretrizes básicas para o trabalho com praticantes iniciantes, intermediários e avançados  67

          6.2.1. Iniciante 67

          6.2.2. Intermediário_ 68

          6.2.3. Avançado_ 69

VII – Fases da sessão de ginástica_ 70

     7.1. fases de trabalho fisiológico_ 71

     7.2. Fases de envolvimento psicológico_ 75

VIII – Controle da carga de esforço em sessões de ginásticas de academia_ 77

     8.1. O controle da carga de treino_ 78

     8.2. Step training_ 79

     8.2.1. Altura da plataforma do step_ 80

     8.2.2. Cadência dos movimentos 82

         8.2.3. Inclusão de movimentos de membros superiores 82

         8.2.4. Amplitude do movimento_ 83

         8.2.5. Passo coreográfico_ 83

         8.2.6. Tempo de prática da sessão de ginástica_ 84

     8.3. Exercícios Ginásticos Aeróbicos 84

         8.3.1. passos de alto e baixo impacto_ 85

         8.3.2. Cadência de execução dos movimentos 86

         8.3.3. Inclusão de movimentos de membros superiores 86

         8.3.4. Amplitude de realização dos movimentos 87

         8.3.5. Tempo da prática da sessão_ 87

     8.4. Hidroginástica_ 87

        8.4.1. Altura de submersão do corpo_ 87

        8.4.2. Área do corpo em resistência com a água_ 90

        8.4.3. Utilização de materiais para aumentar a resistência da água_ 90

        8.4.4. Inclusão de membros inferiores e superiores aos movimentos 91

        8.4.5. Amplitude de movimentos 91

        8.4.6. Cadência de execução dos movimentos na água_ 92

        8.4.7. Temperatura da água_ 92

        8.4.8. Tempo da sessão_ 93

     8.5. Ginástica Localizada_ 93

        8.5.1. Quilagem de execução dos exercícios 94

        8.5.2. Velocidade de execução dos movimentos 94

        8.5.3. Intervalos de recuperação entre séries 95

        8.5.4. Intervalos de recuperação entre exercícios 96

        8.5.5. Amplitude dos movimentos 96

8.5.6. Seqüência dos exercícios 97

8.5.7. Número de repetições por série 98

8.5.8. Número de séries 99

8.5.9. Número de exercícios por grupo muscular 100

8.6. Interval Training_ 100

Capítulo IX – Aspectos relacionados à saúde do profissional de ginástica de academia_ 103

Capitulo X – Aspectos relacionados ao objetivo educacional nas academias de ginástica_ 108

Referências 119

 

Livro publicado pela Editora: Nova Letra, Blumenau (SC).

12x de R$ 3,01
R$ 30,00
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

Cursos Online do Treino em FOCO sobre Biomecânica, Cinesiologia, Fisiologia do exercício. Os cursos são voltados a Personal Trainer, Profissionais e Acadêmicos de Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

Sobre a loja

Cursos Online do Treino em FOCO sobre Biomecânica, Cinesiologia, Fisiologia do exercício. Os cursos são voltados a Personal Trainer, Profissionais e Acadêmicos de Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

Social
Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Jefferson de Sousa - CPF: 070.940.679-76 © Todos os direitos reservados. 2017