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**APRESENTAÇÃO DO LIVRO**
Neste livro o prof. Dr. João Moura divide seus conhecimentos com a profª Ms. Ana Hopf. Os dois autores apresentam de forma textual e gráfica toda a experiência de mais de 10 anos ministrando aulas de ginástica em acade
Aspectos como musicalidade (analisando importância e elementos constituintes e elaboração da coreografia pautada na música) são abordados com o retrato da vivência dos autores na área.mias do Rio Grande do Sul.
A constituição e elaboração de passos coreográficos são interpretados e sugeridos. O ensino dos passos coreográficos com o uso do tempo e contratempo musical são apresentados, assim como a inclusão de giros e movimentos
dos membros superiores além de expressividade do movimento e posicionamento do professor durante a aula .
Fatores que elevam a motivação a prática da ginástica de academia como uso adequado da música, tom de voz e palavras de motivação são apresentados. Aspectos didáticos como antecipação dos passos coreográficos e orientações verbais das aulas também compõem o conteúdo desta obra.
O desenho coreográfico e o ensino da coreografia são apresentados segundo modelo dos autores. Questões didáticas de ensino como instruções, organização e feedback são abordados no sentido de desenvolver processos que possam melhorar o aspecto ensino da coreografia de aula.
Controle da carga de esforço, e as variáveis de manipulação da carga, são discutidas no ponto de vista metodológico e fisiológico em sessões de ginástica localizada, ginásticas aeróbicas, step training e hidroginástica. Altura do step, bpm das músicas, séries e repetições, passos de alto e baixo impacto, sequência dos grupos musculares, resistência da água, etc. são algumas das variáveis que manipulam a carga de esforço físico nas formas de ginástica discutidas nesta obra.
Um capitulo inteiro foi direcionada a analisar os trabalhos de pesquisa que apresentam aspectos referente a saúde dos profissionais de ginástica. Sendo este um capítulo crítico quanto ao exagerado uso do corpo por alguns profissionais e sua “vida útil” como profissional de ginástica.
Com todos estes tópicos relacionados a ginástica de academia esta obra torna-se imprescindível ao Educador Físico que atua em ginásticas de academia e procura desenvolver processos próprios de forma autônoma de desenvolvimento de coreografias.
CONTEXTUALIZAÇÃO
As preocupações com a saúde das pessoas que habitam nosso planeta não são recentes. Entretanto, relativamente recente é a utilização da atividade física e do exercício físico como uma estratégia para manutenção ou promoção da saúde. Neste sentido, nos últimos anos, o profissional de Educação Física cresceu em importância como um dos agentes de saúde, sendo um elemento disseminante de idéias que promovem a manutenção da saúde via prática controlada, organizada e planejada de esforços físicos, as quais, promoverão adaptações positivas na saúde das pessoas, especialmente, com relação às doenças crônicas degenerativas.
A academia de ginástica é hoje o local que presta este serviço, compromissando-se com a saúde e bem estar da população através de seus profissionais, tornando os exercícios mais seguros, eficientes e agradáveis de serem realizados. Portanto, o profissional que milita nesta área deve conhecer muito bem seu “material de trabalho”, ou seja, o exercício físico. Todas as nuances que envolvem a prática do exercício físico devem ser de domínio do profissional que tem como responsabilidade orientar diversos grupos populacionais nestas práticas.
A rápida e crescente proliferação do fitness no Brasil através de um dos setores da indústria esportiva que são as academias de ginástica, faz-nos refletir sobre a qualificação dos profissionais que desempenham suas atividades na modalidade de ginástica, bem como dos cursos superiores que tem por objetivo capacitar o profissional de ginástica a orientar e acompanhar, com domínio e segurança, os seus praticantes. Desta forma, esta obra busca, de forma simples e direta, demonstrar as “nuances” que envolvem a ginástica de academia contribuindo na prática profissional dos indivíduos que trabalham com esta modalidade de exercício físico. Desta maneira, aspectos metodológicos de sessões de ginástica serão abordados juntamente com os seus elementos estruturais, tais como: musicalidade, passos coreográficos, aspectos sobre o ensino de passos coreográficos e coreografias, formas de intervenções do profissional de ginástica na sessão de trabalho, e ainda, aspectos sobre o controle metodológico da carga fisiológica de treinamento.
A configuração sobre aspectos metodológicos da sessão de ginástica, sob o qual o conteúdo desta obra foi construída, partiu de material descrito em outras obras literárias, artigos de pesquisa e na experiência de quase dez anos dos autores ministrando sessões de ginástica em diversas academias, bem como disciplinas a esta temática relacionada nas universidades em que foram e são docentes. Portanto, também a experiência dos autores envolvida na solução de “problemas” metodológicos de ginástica de academia compõe esta documentação fornecendo-lhe uma peculiaridade de formas de condução das sessões de ginástica específicas com o “carimbo” dos autores.
Assim, o material exposto nesta obra tem o caráter técnico-científico-didático e tem por objetivo capacitar os profissionais que atuam com as modalidades de ginástica de academia a qualificarem ainda mais o seu trabalho, envolvendo, assim, a ginástica de academia como um instrumento adequado à manutenção e a promoção da saúde através do exercício físico. Espera-se que a leitura seja agradável e de fácil acesso e que possa contribuir com o domínio dos conteúdos da Educação Física.
DEDICATÓRIA DO LIVRO
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CAPÍTULOS
1.1. Importância da música na sessão de ginástica
1.2. Elementos constituintes da música de ginástica
1.3. Elaboração da coreografia pautada nos elementos constituintes da música
Capítulo II - Passos coreográficos
2.2. Alguns passos das danças aeróbicas
Capítulo III - Ensino dos passos coreográficos
3.1. Utilização de tempo e/ou contratempo musical para ensino do passo coreográfico
3.2. A inclusão dos giros nos passos coreográficos
3.3. A inclusão dos movimentos de membros superiores nos passos coreográficos
3.4. A expressividade do movimento
3.5. Posicionamento do profissional de ginástica na sala em relação aos praticantes
3.6. A motivação na prática de uma sessão de ginástica
3.6.2. Utilização do tom de voz
3.6.3. Palavras e frases de motivação
3.7. Antecipação dos passos coreográficos
3.8. Utilização ou não do espelho para o ensino dos passos
Capítulo IV – A coreografia e o seu ensino
4.2.1. Somatório simples dos passos coreográficos
4.2.2. Somatório por blocos dos passos coreográficos
4.2.3. Primeiro só um lado depois para o outro
4.2.4. Utilização de contagem regressiva
4.2.5. Antecipação dos passos coreográficos
4.2.6. Fixar o ponto de início da coreografia
4.2.7. Introdução de passos “dançados”
Capítulo V – As intervenções do profissional na sessão de ginástica
6.1. processos didáticos metodológicos importantes de serem realizados com praticante iniciante
6.2. Diretrizes básicas para o trabalho com praticantes iniciantes, intermediários e avançados
VII – Fases da sessão de ginástica
7.1. fases de trabalho fisiológico
7.2. Fases de envolvimento psicológico
VIII – Controle da carga de esforço em sessões de ginásticas de academia
8.1. O controle da carga de treino
8.2.1. Altura da plataforma do step
8.2.2. Cadência dos movimentos
8.2.3. Inclusão de movimentos de membros superiores
8.2.6. Tempo de prática da sessão de ginástica
8.3. Exercícios Ginásticos Aeróbicos
8.3.1. passos de alto e baixo impacto
8.3.2. Cadência de execução dos movimentos
8.3.3. Inclusão de movimentos de membros superiores
8.3.4. Amplitude de realização dos movimentos
8.3.5. Tempo da prática da sessão
8.4.1. Altura de submersão do corpo
8.4.2. Área do corpo em resistência com a água
8.4.3. Utilização de materiais para aumentar a resistência da água
8.4.4. Inclusão de membros inferiores e superiores aos movimentos
8.4.5. Amplitude de movimentos
8.4.6. Cadência de execução dos movimentos na água
8.5.1. Quilagem de execução dos exercícios
8.5.2. Velocidade de execução dos movimentos
8.5.3. Intervalos de recuperação entre séries
8.5.4. Intervalos de recuperação entre exercícios
8.5.5. Amplitude dos movimentos
8.5.6. Seqüência dos exercícios
8.5.7. Número de repetições por série
8.5.9. Número de exercícios por grupo muscular
Capítulo IX – Aspectos relacionados à saúde do profissional de ginástica de academia
Capitulo X – Aspectos relacionados ao objetivo educacional nas academias de ginástica
Livro publicado pela Editora: Nova Letra, Blumenau (SC).
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